Ambos são fundamentais para o sucesso organizacional, garantindo que projetos sejam entregues com sucesso e processos operacionais sejam eficazes, eficientes e adaptáveis às mudanças.
O gerenciamento de projetos é uma disciplina que envolve o planejamento, execução e controle de atividades para atingir objetivos específicos em um prazo e orçamento definidos, já o gerenciamento de processos refere-se à otimização e controle sistemático das atividades sequenciais realizadas para produzir um resultado desejado.
Isso inclui a análise, modelagem, documentação e melhoria contínua dos processos organizacionais, visando eficiência, qualidade e alinhamento com os objetivos estratégicos.
Para se manter competitiva no mercado, adotar uma gestão de processos eficiente é quase uma regra para as empresas da atualidade. Ser resistente às mudanças nunca é uma boa prática e, nesse cenário, implementar novas medidas que podem agregar aos negócios é muito mais vantajoso do que a velha máxima do “sempre foi feito dessa forma”.